Thursday, February 21, 2013

A relevância do automobilismo no Paraná

Não há dúvida de que o Paraná é, e tem sido uma grande força no automobilismo brasileiro.

Até meados de década de 50, o automobilismo brasileiro basicamente se concentrava em São Paulo, onde existia o único autódromo, no Rio, onde ocorriam importantes provas de rua e de montanha e no Rio Grande do Sul, onde ocorriam corridas de estrada. de carreteras.

Porém as corridas já extistiam no Paraná, apesar do isolamento, e de fato, pilotos do estado estiveram entre as primeiras duplas a participar das Mil Milhas. Com a expensão da indústria automobilística no país, houve também a expansão do automobilismo no Paraná, onde muitos Simca, FNM, DKWs e Renaults participaram de corridas em diversos locais do estado, entre outros Campo Mourão, Cascavel e Curitiba, além de famosas corridas estradais como a prova Rodovia do Café e Rodovia do Xisto. A prova da Serra da Grciosa inaugurou a entrada do Paraná entre os palcos de campeonatos brasileiros, nesse caso, o Brasileiro de Subida de Montanha de 1967.

Nessa fase até os anos 70, apareceram diversos pilotos como Pedro Muffato, Carlos Eduardo Andrade, Valdir Favarin, Luis Moura Brito, Carlos Colli Monteiro, Edson Graczyk, Sergio Benoni, Angelo Cunha, Altair Barranco, Emilio Pederneiras, Celso Frare, Jaci Pian, Zilmar Beux e muitos outros. Equipes como a Transparana, fizeram fama. Autódromos apareceram primeiro em Curitiba, depois em Cascavel, e finalmente em Londrina. Pedro Muffato se tornou o primeiro paranaense campeão brasileiro de automobilismo em 1974, na Divisão 4. Protótipos como o Manta e o Bimotor foram criados e alguns pilotos paranaenses fizeram fama no exterior.

Curiosamente, o primeiro a se aventurar foi um piloto que estreou no automobilismo lá fora, Aryon Cornelsen. Correu na F3 em 1976 e 77, porém, não teve muito sucesso. Eventualmente surgiram pilotos como Raul Boesel, o primeiro paranaense campeão mundial (de carros Esporte em 1987), Mauricio Gugelmin, campeão do Britânico de F3 em 1985, e Ricardo Zonta, que ganhou nada menos do que três campeonatos importantes, de F3000, GT Mundial e World Series by Telefonia.

O automobilismo regional sempre foi bastante forte no Paraná, onde, no curso dos anos, se realizaram centenas de corridas de carros de Divisão 3, Turismo 5000, carros esporte, Endurance, e mesmo um campeonato paranense de Divisão 4 em 1974.

O entusiasmo pelo esporte ainda continua firme, e com certeza, o estado continuará a produzir diversos pilotos de primeira categoria.         

Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo baseado em Miami

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